Índice |
---|
A tabela de frete é utilizada para cálculo e aplicação automática dos valores dos conhecimentos!
(Valor a ser cobrado do cliente).
No Movtrans separamos as tabelas em duas partes, primeiramente a tabela de valores para definirmos os valores que serão aplicados e depois a tabela de aplicação, onde nela serão definidos os filtros para aplicação e também atrelado a tabela de valor que foi criada.
Tabela de Valores
Para criarmos a tabela de valores basta acessarmos o menu CADASTROS>TABELA DE FRETES>TABELA DE VALORES:
Após acessar o módulo, o sistema apresentará a tela contendo todas as tabelas cadastradas, basta clicarmos na opção INCLUIR:
As linhas que estão em cinza significam que a tabela está vencida, ou seja, não será mais aplicada nos conhecimentos e processos, funciona como uma inativação!
No quadro abaixo, onde diz “APLICADA NOS SEGUINTES FILTROS:” será apresentado as tabelas de aplicação no qual a tabela de valor selecionada está atrelada, podendo sim ser atrelada á mais de uma tabela de aplicação com filtros diferentes.
Após clicar em incluir, o sistema vai abrir a seguinte tela:
Começamos aplicando a descrição da tabela;
Depois vejamos que existem inúmeras opções de valores para definirmos: valor de tarifa, por peso, por km, por m3, valor de pedágio, descarga e outros diversos, além de ser possível adicionar ”+Val” clicando na aba OUTROS VALORES.
Também é possível definir quais valores farão parte do valor total e quais valores serão contabilizados na base do ICMS.
Exemplo:
Agora estaremos apresentando um exemplo de tabela de valor comumente utilizada, neste caso temos um valor de tarifa definido e também vamos cobrar R$10,00 por kg da carga, sendo que só será cobrado o valor por kg após os 100 kg que é o peso base isento! Também aplicaremos um valor de descarga.
Tabela de Aplicação
Para criarmos a tabela de aplicação basta acessarmos o menu CADASTROS>TABELA DE FRETES>TABELA DE APLICAÇÃO:
Após acessar o módulo, o sistema apresentará a tela contendo todas as tabelas cadastradas, basta clicarmos na opção INCLUIR:
As linhas que estão em cinza significam que a tabela está vencida, ou seja, não será mais aplicada nos conhecimentos e processos, funciona como uma inativação.
Existe também um botão para acesso rápido ás tabelas de valores caso precisem acessar para conferência ou algum ajuste.
Após clicar em incluir, o sistema vai abrir a seguinte tela:
Da mesma forma da tabela de valor, existem aqui diversas opções de funcionalidades, porém aqui são os filtros para aplicação automática da tabela no CT-e e processo, podemos configurar para aplicar por remetente, destinatário, faixa de peso, valor de mercadoria, tipo de processo/operação, tipo de veículo, container, cidades e demais opções!
Abaixo demonstraremos um exemplo de tabela comumente utilizada!
Exemplo:
Neste cenário vamos criar uma tabela que será aplicada de acordo com um tomador/pagador X e com um destinatário Y, para um determinado tipo de processo:
É importante lembrarmos de colocar mesmo assim as faixas ao lado direito, neste caso como a tabela deve aplicar independente das faixas, colocamos de 0 a 99999999.
E também, após preenchermos os filtros definidos para aplicar automaticamente, atrelamos a tabela de valor em questão!
Aplicando a tabelas nos CT-Es/Processos
Aqui vamos mostrar como funciona a aplicação automática das tabelas na emissão de processos;
Lembrando que existe configuração para aplicação automática.
Quando configurado, ao emitirmos um CT-e e informarmos os dados, o sistema vai validando os campos e irá buscar a tabela em que os filtros batem com as informações do documento.