O módulo Manifesto de coleta lhe permitirá efetuar os seguintes controles:
-Controle das suas coletas a serem realizadas.
-Emissão em lote de seus ct-es.
-Geração de etiquetas de identificação para os volumes transportados
Coordenando as coletas a serem realizadas
Acesse na tela inicial do sistema a opção TMS>>Frete Fracionado>>Manifesto de Coleta.
Em seguida, clique em “Incluir” e referencie os seguintes dados:
-Motorista: Motorista que efetuará a coleta
-Veículo: Veículo que efetuará a coleta
-Data e hora de saída
-Odômetro: Km que o veiculo está nesse momento
A seguir, adicionaremos as notas fiscais ao manifesto de coleta, a partir do arquivo xml delas. Para isso, iremos clicar no botão “Importar notas” e selecionar a opção “Importar notas fiscais”.
Caso sua empresa esteja referenciada como “Transportadora” na nota, você também poderá utilizar o recurso “Download NF-e”, disponível também no botão “Importar notas”. Ele te possibilita efetuar o download da nota a partir da chave dela e efetuar o vinculo com o manifesto.
Então selecionaremos os arquivos referente as notas que desejamos adicionar e em seguida clicaremos em “Abrir”.
Em seguida, lhe será questionado se gostaria de confirmar a importação de todas as notas selecionadas, então você clicará em “Sim”.
Lhe será apresentada a mensagem de confirmação da importação das notas, então pode clicar em “OK”.
Poderá ver agora que a notas já estarão vinculadas ao manifesto e então poderá clicar em “OK” para gravar o manifesto de coleta.
Caso deseje, poderá imprimir a guia do manifesto de coleta clicando no botão “Imprimir” e selecionando a opção “Manifesto_Coleta”.
Após efetuado esse processo que vimos, você poderá efetuar o acompanhamento das coletas a partir do módulo Coletas de Carga que está localizado no sistema em TMS>>Frete Fracionado>>Coletas de Carga. O sistema gerará um registro de coleta para cada nota no módulo Coletas de Carga.
Abaixo veremos como gerenciar o andamento das coletas.
Programando a coleta
No registro de coleta conterá o campo de data programada para que possa determinar a data e hora em que será efetuada a coleta.
Ocorrência na coleta
Caso haja alguma ocorrência no transporte, você poderá estar aplicando a ocorrência a partir do manifesto de coleta, utilizando o botão Ocorrência que contém dentro do Manifesto de Coleta.
Você irá selecionar a nota para a qual deseja aplicar a ocorrência e em seguida clicar no botão “Ocorrência”
Deverá clicar em “Incluir” e na janela a seguir referenciar os seguintes dados:
Ocorrência: Você clicará na seta destacada na imagem para selecionar a ocorrência que deseja aplicar. Caso não contenha na lista de ocorrências a ocorrência que deseja, poderá estar cadastrando uma nova ocorrência clicando na flecha azul ( ➡️ ) que contém ao lado do campo Ocorrência.
Data: Data e hora da ocorrência.
Após informar esses dados, pode clicar em “OK”.
Em seguida, pode clicar no “X” para fechar a janela de Ocorrências. E então pode dar um “OK” no manifesto de coleta para que seja salva a informação.
Com isso, o status da coleta será atualizado no módulo Coletas de Carga.
Outra forma de aplicar a ocorrência a coleta, é diretamente pelo módulo Coletas de carga, utilizando a aba Ocorrências que contém dentro do registro de coleta.
Coleta Realizada
Quando a coleta for realizada, você deverá informar no campo de data executada que contém no registro de coleta, a data e a hora que foi realizada a coleta.
Com isso, o status da coleta será atualizado no módulo Coletas de carga.
Emissão em lote de CT-es
O primeiro passo a ser verificado para que possamos executar este processo, é verificarmos se há tabelas de fretes e regras de ICMS cadastradas, compatíveis com os fretes que iremos realizar. Caso não tenha, teremos de cadastrar antes de iniciar o processo. Abaixo segue o link de acesso ao manual de cadastro de tabela de frete, caso necessite.
Nessa próxima etapa, iremos selecionar o manifesto de coleta que criamos e clicar no botão “Emissão CT-e”, para efetivarmos a emissão dos ct-es.
Podemos observar na tela acima agora, que o sistema listará todas as notas que vinculamos, com suas respectivas informações.
Iremos selecionar agora as notas para as quais desejamos emitir ct-e. Clicando no botão “Selecionar” teremos a opção “Todos” que poderemos selecionar, se desejamos emitir para todas as notas.
Você poderá identificar se o registro foi selecionado ou não, observando a cor das letras do registro, pois quando selecionado a cor das letras mudam de preto para branco.
Em seguida, clicaremos no botão “Gerar” para que sejam gerado os ct-es.
Na emissão dos ct-es, o sistema agrupará as notas com base na cidade origem, cidade destino e no destinatário.
Após apresentada a mensagem de confirmação da geração dos ct-es, poderemos ver que nas colunas Cód. CT-e e Nº CT-e já estará vinculada a informação aplicada ao ct-e e a coluna Status estará com o status “Emitido” no momento.
O próximo passo seria efetuarmos a transmissão do ct-e para a Sefaz, para isso iremos clicar no botão “Autorizar”.
Digite os carácteres solicitados e clique em “OK”.
Será iniciado então processo de transmissão e ao fim do processo, lhe será apresentada uma mensagem confirmando a quantidade de CT-es autorizados.
Em seguida, o sistema lhe questionará também, se deseja averbar os ct-es, se deseja imprimir os ct-es e se deseja enviar por e-mail os ct-es.
Conforme demonstrado acima, após autorizados os ct-es a coluna “Status” mudará o status para Autorizado. Você terá também nessa tela a coluna “Averb” que lhe permitirá visualizar os ct-es que foram averbados e a coluna “E-mail” que lhe permitirá visualizar os ct-es que foram enviados por e-mail.
A transmissão dos CT-es também poderá ser efetuada a partir do módulo Transporte de carga geral, caso prefira, que é o módulo aonde ficará registrado todos os ct-es que você emitiu. O módulo está localizado em TMS>>Transporte de carga geral. Abaixo segue uma demonstração de como efetuar a transmissão por este módulo.
Gerando etiquetas de identificação para os Volumes
Nessa etapa, iremos imprimir as etiquetas para aplicar aos volumes que serão transportados, para que assim cada volume que será entregue possua sua identificação .
Para esse processo iremos utilizar o botão “Imprimir etiquetas” que contém na função “Emissão ct-e” do manifesto de coleta.
Para imprimir as etiquetas, você irá clicar no botão indicado na imagem acima.
Caso os volumes sejam movidos entre os CD’s de sua empresa, será possível também destacar na impressão da etiqueta a sigla do CD para qual será destinado o volume. Para isso você só precisará definir as cidades que cada CD atende a partir do módulo Cidades atendidas. Este módulo fica localizado em Cadastros>>>Cidades Atendidas. Segue abaixo uma demonstração.
A impressão das etiquetas também poderá ser efetuada a partir do módulo Transporte de carga geral (TMS>>Transporte de carga geral), caso prefira. Basta selecionar o ct-e para o qual deseja imprimir a etiqueta e clicar com o botão direito do mouse em cima e então selecionar a opção “Imprimir Etiqueta”. Abaixo segue uma demonstração.