Índice |
---|
Acesso ao Módulo
Para acessar o módulo de cadastro de Serviços, você deve clicar no menu CADASTROS e depois na opção SERVIÇOS.
Após acessar conforme instruído acima, você será direcionado á GRID para início do cadastro.
Basta clicar em INCLUIR na parte inferior dessa mesma tela.
Campos para Preenchimento
Abaixo segue tela principal para cadastrarmos o serviço:
Sabendo da correria do dia a dia e tentando otimizar o tempo, o sistema não exige o preenchimento completo dos campos. Abaixo segue os campos necessários para salvar um serviço dentro do sistema.
Descrição.: Um dos campos que o sistema exige que seja preenchido é o campo DESCRIÇÃO. Nesse campo você vai informar e determinar qual a nomenclatura do serviço que esta cadastrado.
Unidade Medida.: Nesse campo você vai informar qual a unidade (UN) de medida desse serviço. O sistema exige esse preenchimento pois esse serviço cadastrado pode ser referenciado em outros módulos. Abaixo explico melhor sobre isso.
Valor.: Seguindo a mesma ideia de que um cadastro serve também para uso em outros módulos. O campo VALOR também entra nesse parâmetro.
SubGrupo.: Com o intuito de otimizar e centralizar um determinado Serviço, você tem dentro do cadastro a opção de incluir um Subgrupo. Ele serve para um organização sistêmica melhor como também faz uma ligação direta aos controle de centro de custos e receitas da empresa.
Ligando o Cadastro a Outros Módulos
Preenchimentos Adicionais
Como informado e mencionado no texto acima. Abaixo segue imagem de duas funções associadas ao cadastro do serviço que tem um link direto com outros módulos e funções do sistema.
O Sistema MOVTRANS possui outros módulos ligados diretamente a outros modos de transporte, como é o caso das Mudanças. Ao selecionar o check selecionado na imagem, você consegue fazer desse serviço um serviço também para o transporte em regime de MUDANÇA.
Esse mesma ideia, serve também para o módulo de OBRAS, que o sistema possui.
Configuração de ISS por Cidade
Com a mesma ideia de ligação entre outros módulos, o sistema nos permite gerar e emitir NFSE’s (Notas Fiscais de Serviço Eletrônico). Para tanto, precisamos incluir o serviço cadastrado dentro dessa nota e configurarmos as alíquotas de ISS correspondentes ao município do prestador. Além da alíquota, o código de tributação do município e o código da tabela de serviços do município.
OBS.: Nesse caso, o ideal é entrar em contato com uma contabilidade de confiança.
Considerações sobre impostos
Como vimos até o momento, o sistema não exige aquele preenchimento detalhado e complexo para cadastrarmos um determinado serviço no sistema. O preenchimento de poucos campos são essenciais para conseguimos salvar um serviço e que nos possibilita vincular esse mesmo cadastro a outros módulos.
ISS: Imposto sobre Serviço (Prestação de serviço Intramunicipal).
CEST: Código de Especificação de Situação Tributária.
Atualmente o site da CONFAZ traz a lista atualizada de serviços e produtos que se enquadram dentro do CEST. Ao analisar a mesma, já conseguirá definir qual caminho seguir. Lembrando sempre de estar em contato com o seu CONTADOR/CONTABILIDADE.